PROPOSTA PEDAGÓGICAGALERIA DE FOTOSROTINAAVALIAÇÃOCOORDENAÇÃO

Educação infantil

MISSÃO

Tem por finalidade garantir à criança acesso aos processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o respeito aos seus direitos.

VISÃO

Ser reconhecido na comunidade Joinvilense por ajudar na formação de uma geração que fará diferença em nossa sociedade por ter um caráter autêntico, permeado pelo amor, pelos princípios e pela excelência do conhecimento.

VALORES

• Mordomia
  • Individualidade
  • Caráter
  • Soberania
  • Semear e Colher
  • Autogoverno
  • União

FORMAS DE AVALIAR

REGISTRO DIÁRIO DO PROFESSOR

• Registrar idéias, experiências e opiniões acerca do processo de formação.
  • Registrar e refletir, de forma sistemática, as suas idéias, motivações, opiniões e propósitos.
  • Registrar todas as considerações de ordem crítica que considera pertinente.

AVALIAÇÃO

A avaliação na Educação Infantil é processual e dinâmica, por isso, é constante e diária. A professora deve incluir em seu planejamento observações e registros constantes a cerca do desenvolvimento da criança. Para a elaboração do relatório entregue às famílias semestralmente, as professoras tem como referência as pautas de observação, que dizem respeito ao desenvolvimento específico em cada faixa etária. Enquanto o professor observa e registra, realiza também uma avaliação reflexiva a cerca de seu próprio trabalho e desenvolvimento. A avaliação possui um caráter mediador, no qual, segundo Hoffmann (1996), a “mediação significa um estado de alerta permanente do professor que acompanha e estuda a história da criança em seu processo de desenvolvimento” (p.31).
Dessa forma a avaliação é um instrumento de transformação, realizado de forma sensível e que busca sempre novos olhares.

TEMAS A SEREM ABORDADOS

• Identificação da turma
  • Eu
  • Família
  • Escola
  • Bons Princípios
  • Higiene
  • Alimentação
  • Moradia
  • Seres Vivos (Animais e Plantas)
  • Estações do Ano
  • Esquema Corporal
  • 5 Sentidos
  • Meio Ambiente
  • Profissões
  • Trânsito
  • Meios de Comunicação
  • Meios de Transportes
  • Pluralidade Cultural
    <li “>Datas comemorativas: Aniversário de Joinville, Dia do Índio, Páscoa, Mãe, Festa da Colheita, Pai, Folclore (resgatar a cultura do povo ou família), Pátria, Dia das Crianças, Dia do exercício físico, Natal.

“Os temas são abordados de maneira integrada, por meio das atividades propostas cotidianamente”.

PERFIL DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
O perfil do educador infantil precisa estar fundamentado em três questões básicas:

Sensibilidade: Ser sensível às prováveis dificuldades de adaptação que a criança poderá apresentar e, estar apto para lidar com situações que exijam paciência, compreensão e técnica, permitirá que pais e crianças se sintam mais confortáveis e tranqüilos em relação ao processo de aprendizagem da criança.

Flexibilidade: Lidar com imprevistos requer flexibilidade e criatividade. É o momento de usar o conhecimento e a sociabilidade a favor da evolução do Colégio para o bem da criança e tranqüilidade dos pais.

Conhecimento: O professor deve estar sempre atualizado e aprendendo com os avanços tecnológicos. Desta forma será, sem dúvida, um forte competidor, porém, só conhecimento não basta, é preciso que o professor saiba ensinar, entreter e cativar as crianças a gostar do assunto.

DIVISÃO DO PLANEJAMENTO

Atividade Seqüencial: São atividades em que a criança, por meio de ações, (mentais e concretas) poderá construir conhecimentos de diferentes naturezas, conhecimento físico, lógico-matemático e social, criando, assim, uma seqüencia de atividades significativas.

Atividade Permanente: São aquelas que respondem às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância.

Coordenadora
infantil@colegiooficinajoinville.com.br