Ensino Fundamental

PROPOSTA PEDAGÓGICAGALERIA DE FOTOSPARA REFLETIRHORÁRIOSCALENDÁRIO DE PROVASCOORDENAÇÃO

Ensino fundamental

O Colégio Oficina tem como proposta uma educação que contemple a formação do aluno através do desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo e social. Contudo, educação não é apenas o processo de transferir conteúdos acadêmicos, mas todo conjunto de instruções, disciplinas e práticas que visam preparar esta geração para cumprir plenamente sua vocação e o seu papel na sociedade, fundamentada em uma educação Cristã. Por isso, nos empenhamos tanto em construir conhecimentos, quanto em ensinar valores que são a base para que, no futuro, o aluno seja um adulto.

O Ensino Fundamental é uma continuidade do trabalho realizado na Educação Infantil. A ação pedagógica do trabalho do professor através do equilibrio entre os interesses do aluno e a intervenção do trabalho do professor, cujo objetivo é o desenvolvimento de uma postura crítica e participativa, incentivando o gosto pelas descobertas e a valorização das experiências individuais e coletivas. Todo o trabalho tem o objetivo de desenvolver o raciocínio criativo, construir o conhecimento através de pesquisa e fundamentar o aprendizado na aplicação de princípios Bíblicos. Temos a certeza de que o exemplo é uma ferramenta fundamental no processo do ensino e aprendizagem. Não basta ensinar o caminho; é preciso ensinar no caminho.

No Ensino Fundamental II, atendemos alunos que estão na fase de transição da infância para a adolescência. É um período complexo na vida escolar do aluno; por isso, precisamos ouvir com muita atenção para, junto dos pais e dos professores, dar o melhor suporte para que dificuldades sejam identificadas e superadas.
Nosso trabalho também visa acompanhar a postura do estudante para que todos tenham um ambiente coletivo propício ao desenvolvimento acadêmico.

Ensinar o  aluno a administrar o recurso mais valioso que existe: o tempo. Aprender a se organizar e a planejar a rotina será importante não apenas na escola, mas ao longo de toda a vida.
É nesse momento que entra uma ferramenta muito importante oferecida pelo Sistema de Ensino Poliedro: o Plano de Estudos personalizado.

Plano de estudos personalizado
O plano de estudos é uma ferramenta de administração do tempo que pode ser usada por qualquer aluno. A ideia é fazer com que o estudante aproveite melhor seu tempo de modo a encontrar o equilíbrio ideal entre a rotina escolar e a vida pessoal.

Para que a proposta funcione, é necessário respeitar a individualidade e a maturidade de cada um, pois o objetivo é fazer com que o adolescente descubra qual é o melhor método de estudo para ele. Por meio desse acompanhamento, é possível ajudar cada aluno a enfrentar suas dificuldades no dia a dia, a fim de torná-lo mais preparado para os desafios futuros. Ao seguir o plano corretamente, o aluno começa a perceber o ritmo ideal de estudos e consegue criar o hábito de estudar um pouco todos os dias para não deixar tudo para a última hora, ao mesmo tempo que consegue fazer diversas atividades fora do período de aulas, que incluem os momentos de lazer com a família e os amigos, atividades físicas, programas culturais, entre outros.
O estudante pode fazer do plano um guia detalhado para o seu dia a dia, colocando nele até mesmo pequenas ações ou detalhes que julgue relevantes. O importante é que ele perceba o que está impactando a sua rotina e quais as reais dificuldades que o impedem de aproveitar melhor seus momentos.
O simples fato de organizar seu horário semanal, levando também em consideração o descanso e o lazer, faz com que o aluno incorpore o hábito diário de estudo em sua rotina de forma natural e gradativa.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele – Provérbios 22:6”

Fabia S. Poffo – fabia@colegiooficinajoinville.com.br

Laura Aparecida dos Santos – fundamental@colegiooficinajoinville.com.br