Rotina

PROPOSTA PEDAGÓGICAGALERIA DE FOTOSROTINAAVALIAÇÃOCOORDENAÇÃO

Rotina

Na Educação Infantil a rotina que permite esta estruturação emocional de segurança acontece em todas as turmas, desde o Berçário até o 2º Período. 

Compreende a rotina: Acolhida; Roda de conversa; Atividade pedagógica; Lanche; Parque; Horta; Inglês; Higiene; Livre brincar; Trilha; História; Arte; Biblioteca; Educação Física; Musicalização; Orem Sempre e Momento cívico.

Acolhimento: Momento de interação entre a criança, os profissionais e os colegas que já chegaram. Neste instante é consolidada a segurança que estabelecerá o dia. Priorizamos uma acolhida afetiva em que o profissional receba carinhosamente a criança e porte-se a altura dela, falando com o olhar direcionado à ela. São disponibilizados brinquedos e situações atrativas para colaborar com esse momento.

Roda de conversa: Esse momento funciona como ponto de partida para apresentação de forma concreta do conteúdo. É o momento de estímulos, atenção, observação, investigação, constatação, experimentação, comunicação oral, respeito, regras e questionamentos. Também são praticados diariamente neste momento a chamada, a observação e registro do calendário e o devocional diário.

Atividade Pedagógica: Entre 0 e 5 anos as crianças desenvolvem importantes funções que as auxiliarão ao longo do seu crescimento. As atividades pedagógicas planejadas adequadamente proporcionam condições favoráveis para a evolução física, social, emotiva, cognitiva e motora. Todas as atividades pedagógicas são baseadas em vivências e experimentação sensoriais, que resultam em registros individuais ou coletivos.

Lanche: O lanche é servido no refeitório, por turma e horário preestabelecido. O lanche é preparado no Colégio pelas cozinheiras que se baseiam no cardápio elaborado pela nutricionista. As crianças experimentam diferentes sabores, ricos em propriedades nutritivas.

Parque: Momento onde o professor observa o relacionamento entre as crianças, a fim de favorecer a independência e socialização. Cabe ao professor orientar sua turma a fim de zelar e organizar o playground com segurança nos brinquedos.

Horta/ Trilha: Estes espaços proporcionam contato com os recursos naturais e possibilitam a conscientização referente à preservação. Ativam a percepção sensorial, trabalham a valorização e espera pela colheita.

Inglês: O acesso ao segundo idioma desde a primeira infância favorece a aprendizagem. De forma lúdica priorizando a percepção auditiva e a aquisição dos vocabulários, ofertamos a aula de inglês para as turmas de Maternal I e II. Dentro da mesma proposta, porém vinculada ao sistema de ensino International School acontecem as aulas de inglês para o 1º Período e 2º Período. Todas as aulas, do Maternal I ao 2º Período, são ministradas por uma professora especialista.

História: Momento de despertar o gosto pela leitura, enriquecer o vocabulário, estimular a atenção, a imaginação, a observação, a memória e a reflexão. Esses momentos são ofertados com diferentes estratégias: as crianças manuseando os livros, a professora como contadora munida do suporte literário, com recursos como fantasias e fantoches etc.

Higiene: Lavar as mãos com independência, vestir-se e despir-se, usar o banheiro de modo cada vez mais autônomo.

Brincadeiras: É o momento onde a criança pode expressar suas ideias, sentimentos e conflitos, mostrando ao educador e aos seus colegas como é o seu mundo, seu dia a dia. A brincadeira é para a criança, a mais valiosa oportunidade de aprender a conviver com pessoas diferentes entre si: de compartilhar ideias, regras, objetos e brinquedos, superando progressivamente o seu egocentrismo característico, de solucionar os conflitos que surgem, tornando-se autônoma, de experimentar papéis, desenvolvendo as bases da sua personalidade.

Descanso: Os alunos do Período Integral até 04 anos fazem o soninho após o almoço. As turmas de 05 anos não participam do momento do soninho, mas realizam atividades recreativas calmas como jogos de mesa, filmes previamente escolhidos pelas professoras, histórias entre outras.

Orem Sempre: Este momento é proporcionado pelo projeto Semeando Princípios. As turmas acompanham semanalmente um versículo bíblico que ensinará, em linguagem adaptada para cada faixa etária, sobre os princípios: Mordomia, Individualidade, Soberania, Caráter, Semear e Colher, Autogoverno e União. 

Na 6ª feira todas as turmas se reúnem no parque para compartilhar o que aprenderam. Na sequência cantam o Hino Nacional e aprendem a se portar neste momento. 

Saída: Para o momento da saída as crianças já estão com os pertences organizados para esperar os pais. Nestes instantes finais as professoras interagem com as crianças em momentos de livre brincar, histórias e jogos até a chegada da família.

Atividades Extracurriculares: As famílias podem optar em matricular seus filhos em atividades extracurriculares que são desenvolvidas por professores terceirizados como: Balé, Futsal e Judô.

Educação Física: O objetivo prioritário é o trabalho com o movimento e a expressão corporal, que é o conhecimento do próprio corpo. Assim, cada criança estará experimentando as possibilidades que o seu corpo oferece nas áreas de força, flexibilidade, equilíbrio entre outras. Serão oferecidas atividades fora da sala de aula, para que a criança possa se movimentar com: brincadeiras livres, jogos com regras, banho de mangueira, parque, areia, cordas, bolas, bambolês etc. O educador sempre estará próximo do aluno, auxiliando e incentivando o desenvolvimento de sua motricidade, socialização e, também, mediando a melhor forma de resolver os conflitos que surgem durante as brincadeiras. 

Música: De forma lúdica as crianças tem contato com diferentes instrumentos e começam a compreender seus efeitos sonoros. Esse momento favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração e atenção. Aprimora a construção efetiva da consciência corporal e da movimentação.

Biblioteca: As visitas à biblioteca possibilitam o contato com diferentes literaturas, ouvem histórias, manuseiam livros e colaboram com o bem estar comum no ambiente coletivo. Conhecem a diversidade dos gêneros textuais, como: contos, poesias, parlendas e trava-línguas. Os suportes para a leitura são variados, abrangendo ferramentas como: jornais, revistas e panfletos.