Educação Infantil no Colégio Oficina

• 0 comments

Antes de falar sobre a Educação Infantil no Colégio Oficina, é necessário uma reflexão:

“Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus” (Mt 18, 3-4).

Deixar nossos filhos de menos de 5 anos na recepção da escola todos os dias é um exercício de confiança. Confiança depositada em terceiros, na expectativa em que estejam sempre a salvo e bem cuidados.

Contudo, quando o assunto é Educação Infantil, mesmo que nosso racional nos convença que esse processo será bom para eles, pois a convivência com outras crianças e a participação de um processo de aprendizado complementar ao lar, os farão fortes e mais estruturados para a formação como indivíduos, no fundo, sentimos aquela dorzinha no coração todos os dias, que vem com perguntas como: Será que eles estão bem? Será que eu não deveria estar lá protegendo-os, ensinando, convivendo… Como evitá-las? Só quem é pai e mãe sabe.

Portanto a escolha de uma escola para “os pequeninos” é uma tarefa árdua para os pais. Sobretudo quando a necessidade de matricular os filhos não é em razão da formação escolar apenas, pois com poucos anos de vida, ainda nem estão em idade de alfabetização, mas a necessidade de começar o processo escolar surge para que os pais possam trabalhar e não tenham com que deixar os filhos.

Nesse contexto a Educação Infantil surge como um grande desafio para ambas as partes. Tanto para as escolas, que encaram esse desafio com responsabilidade de cuidarem de indivíduos ainda muito frágeis e preciosos, quanto para os pais que por meses pesquisam, buscam referências, visitam e se esmeram em tentar proporcionar o melhor para os filhos.

Quem já teve a oportunidade de ver uma mini “fila indiana” dos pequeninos de 2 aninhos andando pelos corredores atrás da professora e observarem aquela “estranha ordem temporária” ordem essa que os pais dificilmente conseguem em casa, com certeza estampará um sorriso e as vezes até uma boa risada, proveniente dessa mistura de meiguice e ordem. Mas além dessa imagem marcante, ficará claro o resultado do trabalho da escola, que através de suas equipes, estrutura e metodologia adequada cumprem esse desafio e fazem jus a confiança depositada pelos pais.

Há mais de 20 anos o Colégio Oficina conhece essa história e tem como Visão “ser reconhecida na cidade de Joinville por ajudar na formação de uma geração que fará diferença em nossa sociedade por ter um caráter autêntico, permeado pelo amor, pelos princípios e pela experiência do conhecimento”.

Com uma estrutura moderna, muito bem dimensionada, equipes capacitadas e um projeto pedagógico construído com atenção ao começo da formação destes pequenos indivíduos, a Educação Infantil do Colégio Oficina proporciona aos pais a tranquilidade de que seus filhos estejam em excelentes mãos. Ao final do dia além de voltarem para seus lares bem cuidados e alimentados, trazem consigo a cada dia um tijolinho a mais na construção de aprendizados de convivência, educação, estabilidade, respeito, organização, segurança, entre outros ensinamentos, que ajudam a formar as características de um indivíduo que possa contribuir para construir uma sociedade do futuro.

Para alcançar estes resultados o perfil da equipe de professores da Educação Infantil do Colégio Oficina precisa estar fundamentada em três pontos básicos:

Sensibilidade: Estarem sensíveis àsadaptações que as crianças necessitem, estando aptos para lidar com situações adversas, utilizando técnicas e compreensãopara auxiliar as crianças e os pais no processo de aprendizagem.

Flexibilidade: Saber lidar com imprevistos, sendo flexível e usar o conhecimento em prol de busca de soluções.

Conhecimento: A atualização do conhecimento e uso de novas tecnologias como ferramenta para além de ensinar, conquistar as crianças no sentido de incentivá-las a aprender.

Dentro do processo pedagógico os projetos e temas abaixo são abordados e fazem parte da grade:

Projeto Bilíngue
Projeto Even Day (Horta Escolar)
Projeto leitura
Projeto Semeando princípios (Convivência com amor/ Tratar o outro como quero ser tratado/Lealdade e Honestidade / Amigo um presente de Deus)
Educação Moral e Cívica
Rotina (estabilidade/segurança/organização)
Atividades Extra Classe

E lembrando que apesar de toda essa dedicação e cuidado, é somente através de Deus que tudo isso é possível, segue abaixo uma linda oração para proteger nossos pequenos.

“Senhor Jesus, que um dia também quisestes ser menino, protegei os nossos filhos, frutos do nosso amor, fonte da nossa alegria, esperança da nossa vida. Vós que deixastes os pequeninos aproximarem-se de vós quando vivíamosnesta Terra, e os abençoastes, abençoai também os nossos filhos e não permitais que a sua inocência seja profanada pelo mal. Fazei que cresça, segundo o vosso exemplo, em idade, sabedoria e graça. Transmiti-nos a sua inocência; fazei que vejamos o vosso rosto nos seus olhos e que nele reencontramosa nossa infância, com todas as suas promessas. Que o nosso filho nos ensine também a ser crianças, para podermos entrar no Reino dos Céus. Amém.”