Como escolher o colégio certo para seu filho

• 0 comments

Os pais sempre sentem dificuldades para escolher o colégio de seus filhos. Quando bebês, o sofrimento dos pais é ter que voltar a rotina de trabalho e deixar aquele serzinho que mal consegue se expressar sob o cuidado da escola. Quando criança, a preocupação é encontrar um lugar que irá promover crescimento intelectual e desenvolvimento de caráter, para que ela cresça como um cidadão honesto e consciente. Já na adolescência, o desafio é encontrar um colégio onde seu filho poderá se expressar, ser livre para expor sua opinião e começar a ser preparado para o mercado de trabalho e a vida adulta.

Normalmente idealizamos qualidades e diferenciais em um único lugar e muitas vezes nos deparamos com colégios que podem proporcionar apenas algumas da nossas idealizações. Por exemplo: localização, filosofia da escola, metodologia, aulas extras, horários, higiene da escola, alimentação, ambiente agradável, estrutura, equipe de professores, coordenação e cuidados.

E quanto às metodologias aplicadas, qual pai e mãe já tiveram essa dúvida? E se perguntarem, você saberia qual seria o modelo ideal de aprendizado?

Como pais, é impossível evitar tais preocupações. Mas, podemos minimizá-las escolhendo um bom colégio, que tenha tudo isso, que estimule o desenvolvimento de cidadania e bom caráter, que tenha princípios e valores e uma proposta pedagógica de desenvolvimento desde o berçário até o ensino médio.

São nos primeiros anos de vida que a criança desenvolve sua leitura do mundo. Ao sentir-se segura em um ambiente alegre, com profissionais qualificados, com uma rotina zelosamente organizada, ela encontra uma combinação de estímulos múltiplos que contribuem para seu aprendizado e desenvolvimento.

No ensino em espiral, ou aprendizagem por descoberta, há uma visão diferente. Portanto acredita-se que uma criança é capaz de entender informações complexas e que qualquer matéria possa ser ensinada efetivamente, de forma honesta, a qualquer criança em qualquer estágio do desenvolvimento.

Essa metodologia é baseada na Teoria de Bruner, que explicou como isso foi possível através do conceito de currículo espiral. Envolver a estruturação de informações para que idéias complexas possam ser ensinadas em um nível simplificado primeiro e, posteriormente, visitadas novamente em níveis mais complexos.

Portanto, as disciplinas seriam ensinadas gradualmente, indo e voltando (daí a analogia em espiral) e crescendo em complexidade conforme o aluno se desenvolve. O propósito é proporcionar que as crianças resolvam os problemas sozinhas. Para isso, os alunos constroem seu próprio conhecimento (também conhecidos como abordagem construtivista).

O papel do professor não deve ser o de ensinar por meio de aprendizagem mecânica, mas sim de facilitar o processo de aprendizagem. Isso significa que um bom professor criará lições que ajudarão os alunos a descobrir a relação entre informações.

Por motivos como esses que nós do Colégio Oficina buscamos sempre a excelência, através de investimentos constantes, visando ser referência como melhor colégio de Joinville.

E para alcançarmos esta referência, além da nossa filosofia Cristã com orientações que refletem em equilíbrio emocional e social, contamos com uma equipe altamente qualificada para cuidar do nosso bem mais precioso, nossos alunos, com uma estrutura aconchegante, onde a intenção é que todos se sintam em casa, e com parceiros que fazem diferença conosco na vida de nossos alunos.

Parceiros como Poliedro e International School.