Ensino Médio

O Novo Ensino Médio vem como um desafio e uma construção coletiva e a ação pedagógica se desenvolve considerando a singularidade do estudante no trabalho do professor, cujo objetivo é o desenvolvimento de uma postura crítica e participativa, incentivando o gosto pelas descobertas e a valorização das experiências individuais e coletivas.

Nossos objetivos são:

• Formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades sociais. Desse modo, os conteúdos e habilidades são articulados com as competências socioemocionais, como por exemplo, autonomia, ética, respeito e cidadania, com ênfase aos valores e princípios cristãos.
  • Estimular o interesse, o engajamento e o protagonismo dos estudantes, bem como, assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores contribuindo para a formação de uma geração capaz de lidar com diferentes desafios, sociais, culturais, profissionais e pessoais.
  • Orientar e apoiar os estudantes no processo de escolha da profissão.
  • Preparar os estudantes para a aprovação no vestibular e o ingresso nas melhores Universidades.

Os Itinerários formativos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), o currículo dessa etapa de ensino deve ser composto pela Formação Geral Básica, que abarca competências e habilidades das diferentes áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e sociais aplicadas.

O objetivo da Formação Geral Básica é a consolidação e aprofundamento das aprendizagens do Ensino Fundamental, fomentando a reflexão, compreensão e resolução de problemas.

Por sua vez, os Itinerários Formativos compreendem quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Os itinerários são escolhidos de acordo com os interesses do estudante, ampliando suas aprendizagens.

1. Para o 1o ano do EM: ofertamos quatro itinerários para que escolham dois por semestre.
  2. Para o 2o ano do EM: ofertamos dois itinerários para que escolham um por semestre.

PROJETO DE VIDA

O Projeto de Vida encontra um lugar privilegiado em nossos itinerários sendo obrigatório para 1os e 2os anos do EM. Para o 3o ano do EM, o Itinerário obrigatório será o YES Carreiras!

Os Itinerários Propedêuticos (ou de aprofundamento)

Os Itinerários Propedêuticos têm como objetivo o aprofundamento de competências e habilidades, pensados a partir das metodologias ativas, com enfoque nos vestibulares nos quais os estudantes pretendem inscrever-se.

O Colégio Oficina para o ano de 2022 pretende privilegiar as áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Linguagens e suas tecnologias para os Itinerários Propedêuticos.

Atividades eletivas

A fim de ampliar o conhecimento em áreas relevantes e de interesse do estudante, o Colégio Oficina mantém como atividades eletivas o Inglês.

Por meio da Atividade Eletiva de inglês pretende-se que o aluno desenvolva as quatro habilidades: Listening (compreender o que é dito, com repertório de falas diversas e análise do discurso oral), speaking (falar a língua, com fluência, boa pronúncia para uma conversação fluida), Reading (ler e compreender textos de inúmeras fontes e funções sociais) e Writing (escrever vários formatos textuais: informal, neutro e formal, em diversos gêneros). Com aulas no contraturno, os alunos descobrirão o mundo na língua inglesa, através da imersão diária no idioma.

DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

As Habilidades Socioemocionais são competências a serem desenvolvidas em nossos estudantes a partir da compreensão de que esses são sujeitos integrais e  multidimensionais. Quando desenvolvemos as competências e habilidades cognitivas, os aspectos emocionais e sociais são mobilizados, afinal, compreendemos nossos estudantes como seres biopsicossociais.

Quando o professor planeja suas aulas, ele identifica as competências socioemocionais que podem ser trabalhadas de forma articulada aos componentes curriculares e habilidades cognitivas, por meio das metodologias ativas.

No Colégio Oficina, conhecimento, aprendizado e desenvolvimento integral andam de mãos dadas com os Princípios Bíblicos Cristãos, que tornam nossa proposta educativa ainda mais sólida, pois está edificada na Rocha!